segunda-feira, 20 de maio de 2013

Redes Sociais? Bahh… não preciso disso!


Redes Sociais? Bahh… não preciso disso! (Introdução)

Quem pensa assim, não sabe o que está perdendo! As redes sociais tem um papel importantíssimo na internet atual. Além disso, estar nas redes sociais é uma oportunidade de anunciar seus produtos e serviços, se relacionar com seus clientes ou fortalecer sua marca de formagratuita!
A rede social de Mark Zuckerberg, por exemplo, tem levado a sério a presença das empresas, e disponibiliza diversos recursos de anúncios, estatísticas, interação, e muitos outros. Por exemplo, quando você faz um post através da sua fanpage, é possível ver qual foi a repercussão dele, quantas pessoas viram, quantas comentaram, etc.

Eu fiz, e deu certo!

Temos vários exemplos de sucesso, seria fácil falar de um case de sucesso de uma campanha da Coca-Cola ou do Axe, porém, gostaria de falar de algo mais real  aos programadores do Brasil, trata-se  de um projeto que eu estive envolvido. Trabalhei como gerente de projetos de um aplicativo promocional para Facebook desenvolvido para a Eurofarma-RC(equipe automobilística da Eurofarma na Stock Car). O aplicativo chamava-se Corrida Eurofarma, foi desenvolvido em Asp.Net e C#, tratava-se de um jogo com duração de algumas semanas onde os curtidores da fanpage da Eurofarma no Facebook podiam se cadastrar e começar a brincadeira.
As atividades diárias envolviam compartilhar postagens, responder perguntas de um quiz, convidar amigos para curtir a fanpage da empresa e participar do jogo, entre outros. Também era possível chamar amigos para “fazer parte do seu carro” e assim multiplicar os pontos ganhos pela quantidade de amigos que conseguiu reunir. Cada atividade feita valia quilômetros e no final de um período, aqueles que tivessem “corrido” mais quilômetros levava os prêmios, que incluía eletrônicos, itens autografados e até uma volta rápida com o piloto da equipe em um carro da Stock Car.
Note que as atividades incluíam compartilhar postagens, curtir e recomendar a amigos. O objetivo da empresa com o aplicativo era de aumentar as pessoas curtindo, melhorar a repercussão das publicações e fortalecer a marca nas redes sociais.
Resultados? No final do jogo, o número de usuário seguindo a empresa no Facebook teve um aumento de 60%. A fan-page da empresa obteve um aumento de 1.113% de publicações visualizadas e um aumento ainda mais impressionante de repercussão de suas publicações em 1.379% em relação ao mesmo período do mês anterior.
As ações em mídias sociais funcionam! E ainda não temos muitos programadores prontos para isso no Brasil, assim, ainda existe uma grande área para se explorar. Sair na frente as vezes é o diferencial para o sucesso, aprenda sobre programação pra redes sociais e torne isso o diferencial da sua carreira!

Curtir, Tweetar e Marcar +1

Um passo básico de integrar seu site com as redes sociais é utilizar os plugins disponibilizados para compartilhar seu site ou sua página. Vamos aprender a inserir o Curtir, Tweetar e +1, assim como nosso blog tem nessa página em cima to título do artigo. Já que você vai olhar lá em cima para ver, aproveite e curta esse artigo :)

Porque usar?

Simples, quando você disponibiliza esses recursos no seu site, os usuários podem ajudar a trazer novos usuários. Por exemplo, quando você clica em Curtir acima do título desse artigo, seu amigos vão ver “José curtiu o artigo …”, quando você Tweetar, o link e título do artigo serão divulgados, e quando marcar publicamente com +1 do Google Plus, seu círculo de amigo verá a marcação. Em outras palavras você está mostrando publicamente que gostou do meu artigo, e divulgando gratuitamente para outras pessoas que talvez considerem sua opinião ou o assunto importante e entrem para ver.
Ainda podemos falar de outro benefício que essa integração trás: a relevância no Google.
Cada vez mais nosso amigo Google tem dado atenção e importância para o lado “Social” das coisas. O algoritmo do Google sofre diversas mudanças a cada ano, e de alguns anos pra cá, o Google quer ver a importância do seu site como as pessoas veem, portanto, um site que tem aprovação publica de várias pessoas através das redes sociais pode ser o diferencial para passar seu concorrente nas buscas.
Quer ver um exemplo? O Google tem uma ferramenta chamada Google Webmasters, nela você pode acompanhar o desempenho do seu site nas buscas, bem como ver os links que apontam para sua página(é fato conhecido que a quantidade e qualidade de links que apontam para seu site é considerado pelo Google como fator de relevância). Quando for verificar os links, note que tem um contador referente ao Twitter e Facebook, de pessoas que compartilharam seu link, página ou artigo. (no Facebook apenas fanpages pontuam link). Além disso, sua presença no Google Plus, por ser uma rede social do Google, também tem influência no que ele pensa do seu site.

Como fazer?

Botão Curtir – Facebook
1<script src="http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1"></script><fb:like show_faces="false" width="60" height="22" layout="button_count"></fb:like>
Note que o layout button_count indica que será um botão curtir mostrando na frente o número de curtidas que já teve. Você pode utilizar a propriedade href=”http://www.sua-url.com.br” na tag fb:like para indicar uma URL a ser curtida, caso não seja a mesma que o botão está. No meu caso, utilizo o href nas páginas de listagem, por exemplo, na página inicial, afinal cada artigo tem uma URL diferente, e aqui na página do artigo não é preciso.
Botão Tweetar – Twitter
1<a href="http://twitter.com/share" data-count="horizontal" data-via="[Tweetar]">Tweetar</a><script type="text/javascript"src="http://platform.twitter.com/widgets.js"></script>
Assim como o Curtir do Facebook, você pode usar uma opção para definir uma URL a ser tweetada que não seja a que o botão está, para isso chame a propriedade data-url=”http://www.sua-url.com.br” dentro da tag a.
Botão +1 – Google Plus
No seu código:
1<g:plusone size="medium"></g:plusone>
Dentro da tag <head>:
1<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
2
3{ lang: 'pt-BR' }
4
5</script>
Para definir uma URL a ser marcada com +1 que não seja a que o botão está, chame a propriedade href=”http://www.sua-url.com.br” dentro da tag g:plusone.

Like Box do Facebook

É uma “caixa” que você pode  inserir no seu site para mostrar as “carinhas” das pessoas que já curtiram sua fanpage e assim incentivando outras pessoas a curtir também. Caso esteja logado no Facebook, seus amigos que curtiram serão mostrados primeiro. Também é possível configurar para mostrar as últimas postagens da sua fanpage.

Como fazer?

O Facebook tem um gerador pra facilitar a nossa vida. Clique aqui para abri-lo.
Você verá as seguintes configurações:

Facebook Page URL: Endereço da sua fanpage.
Width: Largura
Height: Altura
Color Scheme: Tema de cores, se o seu site tem o fundo escuro, use o dark.
Show Faces: Deixe marcado para exibir as “carinhas” de quem curte a fanpage.
Border color: Antigamente não tinha esse recurso, e era muito chato não ter opção e deixar a borda de um jeito que ficava estranho no seu site, ainda bem que eles mudaram isso e agora você pode escolher a cor da borda. Ex: #CCCCCC
Stream: Marque para deixar habilitado a exibição das últimas postagens.
Header: Marque para deixar habilitado o cabeçalho(desnecessário).
Depois de configurar, clique em Get Code e escolha que tipo de código você quer. Ai é só colar no seu Asp.Net ou HTML. (na minha experiência com Like Box, tive menos problema com  a opção de código Iframe, pois deu menos conflitos).

Widget com os últimos Tweets

Para exibir os últimos tweets, a própria rede social disponibiliza uma ferramenta para criação, assim como o Facebook. Clique aqui para acessar. Você será direcionado para a seguinte página:
Achei desnecessário incluir informações adicionais de como configurar, já que é em Português e as configurações são muito fáceis.

Transformando Perfil de Amigos em Fanpage no Facebook

Sim, é possível converter o perfil de amigos em Fanpage e transformar os amigos em curtidas! Decidi incluir essa informação porque vejo muitas pessoas quebrando a cabeça com isso. Algumas tem um perfil de amigos no Facebook com milhares de pessoas adicionadas e criam uma fanpage começando do zero e pedindo para os amigos curtirem. Isso não é necessário! Basta logar no Facebook, acessar a página de migração e seguir o passo-a-passo para transformar o perfil de amigos em Fanpage e converter os amigos em curtidores da página.

Concluindo…

Você viu na introdução a importância das redes sociais na vida dos programadores que querem se destacar. Use os recursos básicos que disponibilizei nesse artigo e fique atento. Em breve, vou disponibilizar uma API de programação para Facebook em Asp.Net com C#. Se você quer criar aplicativos para o Facebook em C# de uma forma muito fácil, cadastre-se através da opção na direita para receber as novidades por e-mail. Dentro de alguns dias você receberá um alerta para entrar no Blog  e conferir a API para Facebook em C#.
Obrigado por ler o artigo, se possível, curta, tweet e marque com +1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário